Blog

05

Se você não acredita na força do pensamento, esta é uma boa hora para começar a acreditar e aplicar, não apenas na vida mas, principalmente, no processo de ensino-aprendizagem.

Growth Mindset, termo em inglês que significa Mentalidade de Crescimento, é um conceito desenvolvido pela psicólogia Caro Dweck e que tem sido usado por educadores e estudantes de todo o mundo.

Alunos com Growth Mindset, ou mentalidade do crescimento, acreditam que a inteligência é algo que pode ser desenvolvida com dedicação e esforço. Esses alunos, ao invés de evitar os desafios, os utilizam como oportunidades de crescimento e aprendizado.

Ou seja, pessoas com Mentalidade de Crescimento focam na melhoria ao invés de se preocuparem com o fracasso. É o pensamento positivo aliado a ações, o que cria um maior interesse plos estudos e otimiza a aprendizagem.

Mentalidade fixa X Mentalidade de crescimento

Se de um lado temos pessoas com Mentalidade de Crescimento, também temos os com Mentalidade fixa. Pessoas com uma mentalidade de crescimento, como vimos, acreditam que o esforço é o caminho para a maestria e que as críticas e os desafios são ferramentas valiosas para o aprendizado.

Por outro lado, alguém com uma mentalidade fixa acredita que, ou você é inteligente ou não é. Elas tendem a evitar os desafios e desistem facilmente quando se deparam com obstáculos ou críticas.

Colocados lado a lado, é assim que as duas mentalidades se comparam:

Aprender com os erros

Seguindo então o conceito de Growth Mindset , sabemos que todos nós cometemos erros, mas quando se trata de aprendizagem, se você não está cometendo erros, então provavelmente você está fazendo algo errado.

Os erros podem fazer de você um aluno melhor, porque eles irão forçá-lo a re-examinar os erros para que você possa encontrar uma solução para um problema. O esforço que você colocar ali será fundamental para que você desenvolva seu aprendizado e capacidade cognitiva.

O problema aqui não é erra. O desafio é entender o erro ou a dificuldade em aprender algo como motor para motivá-lo a achar a solução. Desistir após uma falha ou até mesmo uma nota ruim, é dizer ao cérebro que você desistiu. Diga o contrário e veja o que acontece.

Mentalidade de Crescimento em 5 passos

 

  1. Desafie seu cérebro

Uma das melhores maneiras de fazer isso é diversificar as formas como você recebe e absorve conteúdos e informações. Diferentes técnicas de estudo podem estimular o seu cérebro de maneiras também diferentes. Por exemplo, ao registrar o que você aprendeu em um Mapa Mental pode ajudar o seu cérebro a criar conexões entre conceitos aparentemente não relacionados, enquanto que testar seu conhecimento com Simulados é uma foram de avaliar o nível do seu conhecimento sobre determinado assunto.

  1. Pense criticamente

Para tanto, é preciso ler e ler diferentes autores e visões sobre um mesmo assunto. Mantenha um registro de seus pensamentos e avaliações sobre temas específicos usando as Notas online, criando resumos, praticando a escrita e analisando diferentes pontos de vista a fim de encontrar sua própria linha de pensamento.

  1. Trabalhe em Equipe

Ao ouvir outros pontos de vista sobre o mesmo assunto você abrir uma grande porta para expandir seus pensamentos e conhecimentos. Por isso, trabalhar de forma colaborativa, em projetos ou em grupos de estudo é uma ótima maneira de compartilhar pensamentos e desenvolver estratégias.

  1. Aprenda a aprender

Como mencionado acima, erros são parte do aprendizado e da vida. É importante aprender a reconhecê-los como uma oportunidade para evoluir e melhorar. O verdadeiro aprendizado ocorre através de tentativa e erro. Por isso, persiste, seja paciente e acredite.

  1. Seja positivo

Sempre que você sentir que está voltando para uma mentalidade fixa (de desânimo, conformismo) lembre-se de que pensar positivo é o primeiro passo para esforçar-se e alcançar seus objetivos. Pergunte-se: eu vou desistir diante dessa dificuldade ou vou em frente porque só depende do meu esforço e eu tenho coragem?

Esperamos que você fique com a segunda opção!